
Encontrado facilmente nas lojas de aquários, o Otocinclus affinis, costuma ser também chamado de "Cascudinho" por ter os mesmos hábitos de seu "primo maior", ou seja, ficar o tempo todo grudado nas superfícies do aquário, sejam elas, os vidros, as pedras, troncos e demais lugares onde existam algas, sua principal fonte de alimentação, mas aos invés de ficarem quase o dia todo escondidos como os Cascudos, os Limpa Vidros são mais sociais e costumam ser um pouco agitados durante o dia, sendo comum vê-los pelo aquário.
Nem por isso, dispensa as tocas, o aquário para o Limpa Vidro deve possuir bastante refúgios feitos com pedras e troncos, que proporcionem sombra para o peixe, uma vegetação abundante e o principal, algas para ele se alimentar. Um pH levemente ácido, entre 6,6 e 6,8 e temperatura em torno de 25ºC. Muitas pessoas reclamam que seus Limpa Vidros morrem sem explicação, o que pode ser causado pela intoxicação por amônia, já que é um peixe bastante sensível a qualidade da água.
Ao comprá-lo, leve pelo menos uns 5 exemplares, não que seja um peixe que obrigatoriamente deve viver em grupo, mas na natureza, é encontrado em cardumes embaixo de pedras e galhos e é sempre bom tornar o aquário o mais próximo de seu ambiente natural.
Apesar de serem verdadeiros devoradores de algas, nem todas as espécies estão no seu cardápio, preferem as verdes e azuis (limo) mas nem dão atenção à algas filamentosas, por exemplo.
A reprodução em cativeiro não recebe muita atenção, pois são encontrados em rios de várias partes do Brasil, sendo algumas espécies do norte e outras do sudeste brasileiro, a distinção dos sexos é muito difícil de ser feita a olho nu.
Em sua dieta, além de algas, deve haver ração de qualidade, principalmente aquelas para peixes de fundo e a base de vegetais, alimentos vivos como micro-vermes, artêmia etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário